O que você irá aprender neste artigo

  • Algumas falhas de organização podem ocorrer por conta de falta de planejamento e gestão em tempo;
  • É imprescindível notar quais são os gargalos que afetam a produtividade;
  • A maioria dos problemas nas relações pode estar no acúmulo de atividades que poderiam ser demandadas; 
  • O ser humano não é tão bom para realizar muitas atividades ao mesmo tempo, ainda que sejam simples, é melhor focar em uma única tarefa; 
  • As reuniões em equipe precisam ter sentido e propósito.

Você já teve a impressão que a cada dia surgem novas tarefas e há menos tempo para realizá-las?

Fique tranquilo(a) pois essa sensação é comum para pessoas que não sabem como organizar o tempo. Na falta de uma fórmula mágica, podemos adotar alguns métodos eficazes que ajudam a administrar melhor o relógio.

Antes de qualquer orientação sobre esse tema, é importante questionar: você vive nessa condição? Existem muitas tarefas no seu dia a dia ou lhe falta organização? 

Para todas as escolhas que fizer, mesmo sem perceber, automaticamente acontecerão renúncias – isso é normal e cabe a você estudar as opções que estão à disposição para evitar frustrações. É imprescindível notar quais são os gargalos que afetam a produtividade e entender que a categorização das atividades em grau de importância  (mais importantes para menos importantes) ajudarão no processo de aprendizagem. 

Delegar funções com inteligência

Se na loja de materiais de construção você exerce um cargo de gestor de equipes, sabe que liderar o grupo não é fácil e requer inteligência. A maioria dos problemas nas relações pode estar no acúmulo de atividades que poderiam ser repassadas aos colaboradores – delegar funções é a chave para administrar melhor o tempo no trabalho. 

Um gestor deve cuidar de todas as atividades gerenciais e não precisa estar necessariamente mergulhado de cabeça na parte operacional, por isso é preciso identificar o que deverá e como será delegado aos companheiros da empresa. Há quem acredite que determinada tarefa não será bem feita caso seja repassada a alguém – a falta de confiança na capacidade do time pode ser o motivo desse comportamento, portanto escolha muito bem a equipe. 

Com um bom pessoal por perto, não há necessidade de acumular atividades – você deve evitar a multitarefa. O ser humano não é tão bom para realizar muitas atividades ao mesmo tempo, ainda que sejam simples, é melhor focar em uma única tarefa para que o resultado seja melhor. Evite o acúmulo de afazeres e saiba quais colaboradores possuem competência para te ajudar. 

Você pode se aprofundar sobre Gestão de Tempo no curso do Parceiro da Construção

O relógio como aliado das tarefas

Caso não exista uma ordem em grau de importância das atividades que devem ser entregues durante o dia ou semana, pode ser que o trabalho se torne cansativo e vire uma bola de neve cheia de problemas – que podem se tornar doenças. Para que o tempo caminhe ao seu lado, é interessante separar as primeiras horas da manhã, ou até mesmo a noite anterior, e planejar como será o próximo dia de trabalho. Não pense que isso é um desperdício de tempo, pois tudo será recompensado quando bons resultados surgirem junto ao aumento no rendimento e qualidade de vida. 

Como foi dito acima, assumir diversas responsabilidades não é uma boa ideia. É imprescindível programar um tempo para realizar uma das várias atividades profissionais sem interrupções, para que o foco e o relógio sejam aliados. Outra coisa que irá ajudar é tomar um tempo para si, ou seja, se afastar do computador ou balcão da loja por um breve período e ir beber um café, renovar o ar ou conversar com os companheiros da empresa. Isso não é procrastinação. Momentos assim são importantes para renovar ideias, gerir produtividade e garantir concentração ao longo do dia. 

As reuniões em equipe precisam ter sentido e propósito. Para não perder tempo ou sair da conversa em grupo com a sensação de que resta algo a ser alinhado, faça listas em tópicos e ensaie antes de começar. No fim, certifique-se de que todos os presentes tenham entendido e se há dúvidas sobre os assuntos debatidos.

Lembre-se: o relógio não precisa ser o inimigo da produtividade. Não aceite mais do que você é capaz de suportar, mantenha-se organizado, evite distrações como redes sociais ou jogos no celular e aprenda seguir uma agenda. 

Organização do tempo: uma tarefa constante

Colocar em prática nossas dicas de gestão de tempo garantirá menos estresse, menores surpresas desagradáveis além de proporcionar aumento da produtividade e saúde. Veja outros benefícios: 

  • Gerenciar o tempo na vida profissional te fará uma pessoa melhor e trará benefícios para outras áreas da vida;
  • Saber organizar o tempo é aprender a ter prioridades e obrigações seguindo agenda; 
  • Gestão de tempo não se faz seguindo uma receita de bolo. É preciso aceitar que há limitações e que pessoas são diferentes – faça uma análise de motivações e inclua prioridades pessoais na vida profissional. Tudo é um equilíbrio.

Ainda restam dúvidas sobre processos que você pode seguir para ordenar atividades e ter o tempo ao seu lado? Foi pensando nessa dor relacionada ao tempo – ou a falta dele – que nós do Parceiro da Construção fizemos o curso “Gestão de Tempo”. 

Apresentado pelo facilitador Luiz Paulo Teixeira, você verá algumas atividades e reflexões para seguir e aprender como gerenciar o tempo. Com duração média de 50 minutos, o curso é dividido em oito módulos de 5 a 10 minutos cada. Ao final do curso, você recebe um certificado de participação Parceiro da Construção.