Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

Como montar um orçamento para atrair clientes

0 Compartilhamentos
0
0
0

Montar um orçamento de serviços eficiente vai além de informar o consumidor sobre preços. Ele é importante para organizar o trabalho e gerir o seu tempo. 

Com uma boa execução é possível atrair o interesse dos compradores e, ao mesmo tempo, agregar valor ao negócio. Por isso, um orçamento eficiente e encantador se torna um diferencial competitivo.

Um orçamento é uma prática normal para prestadores de serviços. Ele é essencial para que os clientes tomem decisões a partir de uma série de preocupações que engloba preços, materiais, datas, dentre outros. A partir disso é possível avaliar as demandas e se cabe no capital.

Por isso o seu orçamento deve ser o melhor, o mais atraente e que, principalmente, não deixe dúvidas. Quer saber como fazer isso? Então fique ligado neste artigo. Você também tem a chance de fazer o curso do Parceiro da Construção: “Como montar um orçamento de serviços eficiente?”.

Como um orçamento mal feito pode atrapalhar o seu negócio

Tome o lugar do contratante, troque de lugar com ele agora. O que você espera de um orçamento? Somente o preço do serviço?

lembre-se de atrair o cliente. O seu concorrente pode estar pensando nisso e estar à sua frente. O documento deve contemplar, não somente o custo, mas também deve deixar claro os benefícios e vantagens dos serviços prestados.

Ainda na cadeira do cliente, você fecharia negócio a partir de um orçamento de serviços completo, que não deixa dúvidas e mostra os benefícios ou aquele feito em um simples papel, somente com o custo final?

O seu orçamento é a porta de entrada para novos consumidores, além de cativar aqueles que já o conhecem. É necessário transmitir seriedade, profissionalismo e segurança aos clientes. Pense que essa tarefa pode provocar aumento nas vendas, novos negócios e te apresentar como um profissional melhor do que a concorrência. 

Você acredita que o seu orçamento de serviços é eficiente ou ainda pode causar dúvidas aos clientes? Você o enxerga de forma profissional ou ainda parece amador?

Não se esqueça que este documento deixa ambas as partes (cliente – empresa) por dentro de todos os detalhes. Quem contrata tem ciência da data de entrega, etapas, materiais utilizados, condições de pagamento, entre outros.

Já o prestador conhece a margem de lucro, as datas para organizar o trabalho, viabilidade e garante os termos do serviço. O ponto principal é não gerar dúvidas entre as partes. 

O que o orçamento precisa para atrair clientes

Um bom orçamento de serviços precisa levar em conta a clareza e objetividade na elaboração. Como dissemos, é necessário evitar dúvidas tanto para o prestador quanto para o cliente. Assim é possível seguir para o próximo passo: a assinatura do contrato.

Separamos algumas dicas para montar um orçamento de serviços eficiente. Não é nada difícil, mas vai exigir algumas mudanças, tempo e observação, mas o foco está no aprimoramento.

Confira:

Informações essenciais

São dados que não podem faltar em um orçamento de serviços. Existem outras informações que devem estar no documento, além do valor:

  • Dados da empresa (razão Social, CNPJ, endereço, etc.);
  • Dados do cliente (razão social, CNPJ, endereço, etc.);
  • Detalhes do serviço (o que será feito/onde será feito/etc.);
  • Procedimentos que serão realizados (métodos/como funciona esse método/porque usar esse método/etc.);
  • Cronograma de Execução;
  • Investimento;
  • Data de produção/entrega

Defina o trabalho de forma detalhada

Para que não haja dúvidas tanto para o prestador quanto para o tomador, é importante descrever com o máximo de detalhes todos os serviços que serão realizados. 

Não caia na armadilha do óbvio. Mesmo que você já tenha explicado o serviço para o cliente é importante repetir no documento todos os pontos e detalhes. Não deixe passar nada do que foi conversado. Garanta também que o contratante leia antes de fechar o negócio.

Se possível, exemplifique como as entregas serão realizadas, quantas horas cada atividade levará e quais serão as técnicas ou softwares utilizados durante o desenvolvimento do projeto.

Não dê margem para o erro ou equívoco na interpretação pelo cliente.

Regras, condições e outras informações adicionais

  • Multas e juros;
  • Política de cancelamento;
  • Condições de trabalho;
  • Cobranças referentes aos possíveis serviços extras.

Prazos

Deixe claro quando o serviço começa e termina. A organização conta muito nesse momento. Por isso, entenda muito bem como funcionam os seus horários.

 

E olha essa dica:  inclua também o tempo de validade do orçamento. O Código de Defesa do Consumidor estipula que o prazo de validade de qualquer orçamento de serviço deve ser de 10 dias contados a partir do recebimento do documento pelo cliente.

Deixe claro as condições de pagamento

Especifique as condições de pagamento. Caso seja possível, deixe claro em quantas vezes é possível dividir, se aceita cartões, cheques ou boleto bancário, formas de desconto à vista, etc.

Use a tecnologia na hora de montar o orçamento

Muitos prestadores de serviço ainda utilizam papel e caneta para o orçamento. Se você é um deles, preste atenção nessa dica. Existem softwares que além de automatizar a emissão de orçamentos ajudam a manter informações precisas de cada um, valores, clientes, caixa, entre outros. Ele se torna um banco de dados.

Não quer contratar uma ferramenta por enquanto? Sem problemas. No seu computador é possível criar planilhas ou pegar modelos na internet e centralizar todos os dados. O importante é informatizar e agilizar o seu trabalho. 

O que evitar

Você viu alguns pontos essenciais na hora de montar um orçamento. Ele deve transmitir seriedade, profissionalismo e segurança para o cliente. Por isso, atente-se ao que pode se tornar um erro na elaboração do documento. Veja o que evitar:

  • Exagerar nas informações (frases, mensagens, avisos desnecessários, etc.);
  • Exagerar nas cores utilizadas no design do orçamento;
  • Tenha um valor padrão para cada serviço e uma margem de desconto;
  • Não precisa cobrir o valor do seu concorrente se ele não oferecer a mesma qualidade;
  • Múltiplas páginas;
  • Falta de objetivo;
  • Informações de difícil leitura e entendimento;
  • Formatos diferentes ou que exijam softwares específicos para abrir o arquivo.  

Pronto para formatar o seu orçamento? Você pode se aprofundar no assunto com o curso “Como montar um orçamento de serviços eficiente?” do Parceiro da Construção.

Aproveite para se inscrever gratuitamente clicando no banner abaixo:

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar