Concrete Works traz solução para reparos, reforços e proteções de estruturas de concreto

0 Compartilhamentos
0
0
0

Concrete Works é a solução para reparos, reforços e proteção de estruturas de concreto. Entenda cada um desses processos em nosso artigo.

Com o foco em grandes obras, a linha Concrete Works Quartzolit traz um portfólio de produtos com soluções para proteção, reforço e reparos em superfícies de concreto.

Linha de alta performance, a Concrete Works foi desenvolvida para atender de forma segura os processos de construções de grande porte, entregando soluções técnicas para os mais diversos projetos, desde obras de arte viadutos, pontes e túneis até rodovias, portos e indústrias, por exemplo. Além dos segmentos de saneamento e energia eólica – com os lançamentos recentes da linha.

Portanto, esse portfólio é indicado para obras que demandam durabilidade e máxima qualidade.

Entenda os conceitos de reparo, reforço e proteção, dentro do Concrete Works.

Entenda as definições

É de suma importância que as estruturas recebam atenção e manutenção de forma periódica. Essa é a única forma segura de acompanhar e atestar a qualidade da obra, assim evitando que as sustentações sofram deteriorações de difícil reversão ou a agravação de desgastes.

Os problemas estruturais em grandes construções costumam ser encontrados quando há:

  • Tensões maiores do que a construção pode sustentar;
  • Corrosão nas armaduras;
  • Ataques químicos (quando o ambiente está contaminado por sulfato, por exemplo);
  • Dilatações;
  • Segregações;
  • Maresia.

Quando um problema é identificado precocemente, muitas vezes é possível realizar um reparo na estrutura de concreto. Quando existem microfissuras, fissuras ou trincas, é possível repará-las com selantes específicos.

É muito importante que o profissional diagnostique corretamente essas adversidades, bem como sua patologia, indicando a necessidade de reparo e/ou de reforço na construção.

Vale ressaltar que, para estes processos, é imprescindível a contratação de empresas de engenharias especializadas, com registro no CONFEA/CREA.

Reparos em estruturas de concreto

Os reparos são categorizados em rasos, semi profundos e profundos:

  • Rasos: depressão com profundidade menor que 3 centímetros;
  • Semi profundos: depressão com profundidade de 3 até 6 centímetros;
  • Profundos: depressão com profundidade maior que 6 centímetros.

Após o diagnóstico e a avaliação da real gravidade, é necessário entender qual o tipo de reparo que é o mais aderente ao problema e qual material deve ser utilizado. E para isso, a linha Concrete Works possui um catálogo completo de soluções:

Para locais em que não há possibilidade de espalhar materiais mais líquidos, ou que demandem uma alta quantidade de material, é possível utilizar o empacotamento a seco, conhecido como Dry Pack.

Já para casos de infiltrações, é recomendado o uso do sistema para injeção de fissuras com resina epóxi ou poliuretano.

Reforços em estruturas de concreto

Comumente há mudanças na finalidade de uso de uma construção, assim como a necessidade de um aumento da capacidade prevista de sustentação de uma edificação.

Seja para uma indústria receber uma alta quantidade de maquinários, por exemplo, ou de um projeto que foi dimensionado erroneamente, é necessária a intervenção de reforços nas estruturas.

Nestes casos, algumas das soluções são: aumento da seção de concreto, inserção de armadura em regiões de emendas, instalação de chapas de aço aderidas no local fracionado ou, ainda, aplicação de mantas de fibra de carbono. 

Para garantir segurança e eficiência, a Quartzolit oferece soluções fabricadas para atender todas estas demandas:

Destaca-se novamente a necessidade de um profissional especializado para empregar corretamente os produtos e soluções, a fim de que o reforço ambicionado seja obtido.

Se você quer se aprofundar nesse tema, conheça o curso “Técnicas de Reparo em Concrete Works no Parceiro da Construção”. Clique na imagem abaixo e inscreva-se no curso.

Proteção em estruturas de concreto

Para a prevenção de danos esperados em estruturas expostas a uma grande agressividade ambiental ou para a preservação de construções já reparadas, a proteção é a técnica mais eficaz e recomendada.

Confira os produtos Quartzolit que oferecem proteção eficiente às armaduras de aço das estruturas:

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar