Etapa essencial de uma obra, as coberturas têm papel importante nas construções, uma vez que protegem as estruturas das chuvas e de variações climáticas. Desta forma, as coberturas precisam ser instaladas corretamente e devem estar em perfeitas condições  de funcionamento para que as edificações não sejam comprometidas ao longo dos anos.

Por isso, na hora da instalação das telhas Brasilit, deve-se ter muito cuidado e atenção para garantir que o resultado seja como o esperado, tanto a curto, como a longo prazo.

Vale ressaltar que essa instalação deve ser realizada sempre por profissionais especializados, a fim de evitar acidentes e garantir o melhor desempenho e manuseio dos produtos.

 

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual cobertura Brasilit é mais adequada para o seu projeto, contate um especialista da área de construção civil, que irá estudar o espaço para recomendar o material mais apropriado para sua obra.

As telhas Brasilit possuem design para um perfeito encaixe, evitando infiltrações, e de acordo com o modelo selecionado, podem ser adaptadas para os mais diversos projetos.

O que eu preciso para a instalação? 

Primeiro, o profissional deve estar paramentado com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar acidentes durante o processo. Botas reforçadas, capacetes e óculos especiais são essenciais para garantir a segurança de quem irá instalar a cobertura.

Depois da proteção, é necessário verificar se há todas as ferramentas em mãos para iniciar a instalação das telhas Brasilit, e se os equipamentos estão funcionando perfeitamente. Além disso, é recomendável que a instalação da cobertura seja feita por, no mínimo, duas pessoas.

O modelo de determinadas ferramentas, como as brocas, podem variar de acordo com cada tipo de cobertura Brasilit, mas os itens abaixo listados são essenciais para todos os projetos:

 

  • Furadeira e brocas;
  • Chave de boca;
  • Martelo;
  • Parafuso galvanizado com um conjunto de vedação para fixação;
  • Fio de Nylon;
  • Trena e esquadro;
  • Serra mármore para o corte de partes que podem sobrar;
  • Inclinômetro;
  • Medidor de nível.

Possuir as ferramentas acima é o primeiro passo para iniciar a sua instalação. Mas além disso, existem alguns pontos que o construtor deve se atentar. Conheça-os abaixo.

Estrutura 

Antes de iniciar o processo de instalação, é importante que a estrutura esteja pronta de acordo com o modelo escolhido. Por isso, o profissional deve verificar tamanhos e modelos antes de iniciar a construção. Isso evitará gastos extras (e indesejados), além de acelerar a finalização da obra.

Uma dica importante para tornar o processo mais rápido e prático é marcar os pontos de instalação da cobertura neste momento. As marcações podem ser feitas com fios de nylon, pregos ou lápis.

Preparação 

Para o preparo da instalação da cobertura, é preciso garantir que a inclinação projetada será capaz de escoar a água e, assim, evitar infiltrações.

Algumas telhas necessitam de uma inclinação de 17,6% a cada metro, por exemplo. Cada telha da Brasilit indica em seu carimbo a inclinação apropriada, que também pode ser consultada nos Guias Técnicos disponíveis no site.

Além disso, cada modelo de telha possui um vão livre máximo, ou seja, a distância entre os apoios que sustentarão as telhas. Não se esqueça de conferir esse espaçamento antes da instalação, para preparar a estrutura corretamente.

 

Tendo todos esses requisitos acima conferidos, agora o profissional já pode começar a montar sua cobertura. 

Montagem

Para montar as telhas corretamente, comece posicionando o material da parte mais baixa à parte mais alta do telhado, ou seja, do beiral até a cumeeira. 

Depois, é necessário realizar o corte dos pedaços que possam sobrar, demarcando-os antes. Além de evitar acidentes, aparar as sobras deixará a construção esteticamente mais bonita. Outro corte que pode ser necessário é o de cantos, fundamental para se evitar o acúmulo de espessuras que causam frestas de luz e, consequentemente, infiltrações. Confira no Guia Técnico qual a medida recomendada. 

A montagem deve ser feita em faixas, iniciando no beiral com sentido à cumeeira. As faixas devem ser montadas simultaneamente, utilizando a cumeeira como gabarito para alinhamento. Após instalar os dois lados da faixa, a cumeeira deve ser aplicada. Essa etapa é essencial e deve ser feita com muito cuidado para evitar infiltrações, goteiras e mofos no ambiente interno da construção. Utilize as peças complementares da Brasilit, que garantem o perfeito acabamento.

Outra dica importante é revisitar detalhes da cobertura, garantindo que todas as peças estão perfeitamente encaixadas e que não há parte alguma trincada.

Pintura

Caso seja de interesse do proprietário da construção a pintura da cobertura, são necessários alguns cuidados conforme o modelo e material utilizado. Por exemplo, no caso das telhas de fibrocimento, somente as tintas acrílicas à base de água podem ser aplicadas.

É importante que a pintura seja feita nos dois lados da telha. Outro detalhe importante é que a pintura não pode ser feita no mesmo dia da instalação da cobertura, ou seja, deve ser feita antes de fixar as telhas. É necessário aguardar alguns dias depois da aplicação da tinta, que deve ser feita após uma limpeza correta do material, a fim de evitar que poeiras, folhas de árvores e outros resíduos interfiram na qualidade do acabamento.

Antes de aplicar a tinta, ainda é preciso utilizar um primer para a preparação. E, durante o processo de pintura, é necessário aplicar mais de uma demão para garantir a cobertura desejada e a melhor duração do produto na telha.

Manutenção  

Após a montagem, deve-se fazer periodicamente a limpeza das telhas e a manutenção preventiva do seu telhado, a fim de identificar problemas que possam surgir. Postergar a manutenção da cobertura pode trazer dores de cabeças e problemas de difícil reversão.

 

Limpeza 

Para manter a cobertura em perfeito estado, mantenha uma frequência de limpeza de acordo com o modelo e material da sua cobertura. Além disso, o ambiente em que a construção está localizada também pode aumentar a frequência da limpeza.

Utilize escovas, vassouras, lavadoras a jato (seguindo o sentido da cobertura), água e outros produtos para a lavagem. Nunca utilize produtos solventes, abrasivos ou ácidos. Eles podem causar defeitos irreparáveis.

Lembre-se: para caminhar por cima das telhas, é recomendado que se use tábuas de madeira para não pisar diretamente nas telhas, distribuindo melhor o peso do corpo na cobertura.

Conheça a formação para instalação de coberturas Brasilit

Agora que você sabe um pouco mais sobre o processo de instalação da sua cobertura Brasilit, que tal ter acesso ao conteúdo completo de Introdução em Coberturas Brasilit? O Parceiro da Construção disponibiliza esse e outros cursos gratuitos com certificado para você se tornar cada vez mais referência no mercado.

Cadastre-se aqui em poucos cliques!