impermeabilização soluções projeto

5 soluções para o seu projeto de impermeabilização

0 Compartilhamentos
0
0
0

A umidade é uma questão que costuma gerar dor de cabeça nos profissionais que trabalham com obras, e é na fase de construção que esse problema deve começar a ser pensado e resolvido. Por isso trazemos aqui 5 soluções para o seu projeto de impermeabilização.

Mais do que apenas causar problemas estruturais nas edificações, a infiltração colabora com a proliferação de fungos, criando manchas e bolores em suas superfícies, e ainda pode causar danos à saúde de quem habita esses ambientes.

impermeabilização

Por isso a impermeabilização é um passo fundamental para garantir que a umidade não cause prejuízos na obra e para que não deixe o ambiente insalubre.

É necessário que o profissional tenha uma atenção muito especial na escolha adequada do  material impermeabilizante. Após uma análise minuciosa do ambiente, deve-se levar em consideração se o espaço está exposto ao calor, raios solares e intempéries, por exemplo.

Sistema de impermeabilização

Os impermeabilizantes são os responsáveis por selar e vedar a entrada de água em superfícies.

E, como cada superfície possui necessidades e qualidades específicas, o profissional deve selecionar os materiais apropriados, e também analisar o comportamento desses locais em contato com a água, para que não haja falhas nesta etapa da construção.

E para isso, existem dois tipos de sistemas impermeabilizantes, que se dividem entre o tipo rígido e o tipo flexível. Neste caso, não se trata de uma escolha do profissional, dada a característica do projeto, deve-se optar pelo que realmente atenda às necessidades solicitadas.

Conheça-os abaixo:

  • Sistema de impermeabilização rígido:

Tratam-se de produtos que possuem aditivos químicos em sua composição, e são utilizados por meio de aplicações em argamassas e concretos, por exemplo.

Esse sistema é utilizado em espaços que não estarão sujeitos a variações de temperaturas, a fissuras, que não tenham vibrações constantes, dilatações ou impactos contínuos.

Desta forma, seu uso é direcionado para subsolos, fundações e contenções, por exemplo.

  • Sistema de impermeabilização flexível:

Já o sistema flexível, por possuir propriedades elásticas, é indicado para espaços que possuem tendência à fissuras e que estão sujeitos à movimentações.

Possui uma excelente capacidade de adaptação e são comercializados como membranas moldáveis ou mantas pré-fabricadas.

Indicados também para áreas onde a variação de temperatura é alta ou que estão submetidas às intempéries, como por exemplo, piscinas, lajes, reservatórios e banheiros.

Assim como é importante ter conhecimento sobre os sistemas de impermeabilização, saber qual o material usar também é imprescindível para o sucesso do projeto.

Tipos de impermeabilizantes

Depois de um estudo aprofundado do projeto e da definição de qual sistema de impermeabilização será utilizado, o profissional deverá selecionar os produtos para, enfim, aplicar na construção.

Separamos 5 materiais para impermeabilização, bem como suas aplicações e seu tipo de sistema. Confira abaixo:

1.Hidrofugantes:
Esse aditivo deve ser incorporado às argamassas e é uma solução que apresenta um ótimo custo-benefício.

Diferente de outros impermeabilizantes, que possuem uma taxa de absorção mínima de água, os hidrofugantes tem como principal característica repelir líquidos. Ou seja, a superfície aplicada fica completamente seca, sem resquícios de água.

Aplicações: fachadas, telhas, concretos e tijolos aparentes.
Sistema: rígido

 

2. Argamassa polimérica:
Podendo ser usada em diferentes estruturas, é bicomponente, e é composta por aditivos, cimentos e polímeros. Essa combinação a torna um impermeabilizante bastante versátil.

Aplicações: decks, paredes internas e externas, vigas baldrames, pisos de banheiro e cozinha (quando utilizada em uma camada abaixo da argamassa comum).
Sistema: rígido

argamassa impermeabilização

3.Manta asfáltica:
Um dos produtos mais utilizados para impermeabilização, é um sistema pré-fabricado, disponibilizado em rolos e é aplicado à quente, com a ajuda de um maçarico.

É estruturada a partir de materiais diversos, como fibra de vidro, poliéster e borracha.

Aplicações: lajes, piscinas, reservatórios.
Sistema: flexível

 

4.Emulsão asfáltica:

Com uma alta aderência, fácil aplicação e secagem rápida, a emulsão asfáltica é composta por material betuminoso, emulsionado em água com ajuda de aditivos dispersantes.

Aplicações: banheiros, cozinhas, lajes e terraços.
Sistema: flexível

 

5.Emulsão acrílica:

Derivado de compostos acrílicos termoplásticos e elastômero, a emulsão acrílica se torna como uma membrana líquida, e deve ser aplicada a frio.

Pela sua facilidade de aplicação, é comumente utilizada em espaços de difícil acesso.

Aplicações: lajes, coberturas, paredes e marquises.
Sistema: flexível

A qualidade e eficácia da impermeabilização se dá não somente pelo material aplicado, mas também pelo projeto desenvolvido, pela mão de obra e pelo cumprimento de normas. E para isso, deve-se somar ao valor da construção todas as variáveis presentes na construção.

Afinal, qual o valor deste investimento?

Ao avaliar o custo-benefício deste processo, deve-se saber que um reparo em uma obra já pronta costuma ser muito maior, uma vez que esse retrabalho pode acarretar em quebra de paredes, revestimentos e pisos, ou até mesmo a substituição da parte estrutural e hidráulica do espaço.

Sabendo disso, o projeto de impermeabilização eficiente possui um custo aproximado de 1% até 3% do valor total da construção, entregando garantia a curto e longo prazo contra as temidas infiltrações, habitabilidade, economia e segurança.

 

Agora que você já entendeu como são divididos os impermeabilizantes e suas técnicas, que tal aprofundar seus conhecimentos através do curso de impermeabilizantes do Parceiro da Construção?

Por meio de um conteúdo técnico, você poderá conhecer as soluções da Quartzolit e, assim, valorizar seu projeto, aumentando ainda mais a sua renda. 

Cadastre-se, aprofunde seus conhecimentos sobre impermeabilização, garanta seu certificado e agregue valor ao seu orçamento. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar