Marketing Digital: o que é e estratégias

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O Marketing Digital, resumidamente, é o trabalho que uma empresa desenvolve para captar novos clientes ou negócios, criar relacionamento e fortalecer a marca por meio da internet. Para isso são utilizadas algumas ferramentas, como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

É considerado um dos principais canais para promover produtos ou marcas por meio das mídias digitais. Outro ponto muito importante é a comunicação direta com o cliente. São ferramentas poderosas nos dias atuais.

Não é novidade que o segmento vem crescendo no mundo todo, aliás, 2020 foi um marco no aumento da presença online de empresas e no crescimento das vendas pela internet. Por isso é importante entender a necessidade do digital e as melhores estratégias.

Você vai ver neste artigo algumas vantagens, estratégicas e principais indicadores do marketing digital para aplicar na sua empresa ou negócio. Durante o texto você também  pode se inscrever no novo curso do Parceiro da Construção: “Fundamentos do Marketing Digital”.

Vantagens do Marketing Digital

Ainda tem dúvidas se o seu negócio deve realmente estar na internet? Há quem duvide que o público esteja online e por isso ainda não deu o primeiro passo. Ou ainda quem busca iniciar a vida empresarial na internet pode ter alguns receios. 

Confira algumas vantagens que o marketing digital pode trazer para você e a sua organização:

Interatividade

O universo digital permite que a empresa converse com o público de forma mais direta e precisa. Através de avaliações, depoimentos e, principalmente, reclamações é possível melhorar produtos e serviços e entregar um atendimento de excelência.

Essa tarefa é possível em larga escala com o marketing digital, estreitando relações e fidelizando mais clientes.

Análise e Mensuração

No Marketing Digital é possível saber se está perdendo dinheiro ou não em uma campanha e se ela precisa de alguns ajustes. Tudo na internet pode ser mensurado, por isso, conhecer os números é mais fácil e pode ajudar de forma clara e objetiva se as ações de marketing estão gerando resultados ou não.

Por isso, fique atento aos números! Eles sempre revelam como anda o planejamento e se a campanha precisa de acertos.

Novas Oportunidades

A internet deixa grandes e pequenas empresas no mesmo patamar. O cliente não tem barreiras como o tempo e a distância para comprar online. Por isso, as oportunidades são maiores, tanto para quem vende quanto para quem compra.

Assertividade

Não se engane! Marketing Digital não é vender para todo mundo ou qualquer pessoa, mas sim ter assertividade no público. Por isso, a grande sacada é atrair e conquistar as pessoas certas.

Conhecer a sua audiência leva a empresa a ser mais assertiva em ofertas, economizando dinheiro em campanhas. 

Você pode aprofundar o conhecimento de Marketing Digital no curso Fundamentos do Marketing Digital:

Estratégias de Marketing Digital

O Marketing Digital é amplo, com diversas ferramentas, possibilidades, números e, por isso, também algumas estratégias. Confira as principais:

Site Institucional

É o site da empresa. Ele deve ser o primeiro cuidado ao estar na internet. É o cartão de visita do comércio, que oferece diretamente produtos ou serviços. Ele é capaz de aumentar a credibilidade do negócio.

É mais um canal de relacionamento com o cliente, além de reforçar a marca e o posicionamento.

Redes sociais

Podemos dizer que uma empresa que não tem redes sociais pode perder clientes, já que muitos encontram as lojas a partir delas. As redes são os principais canais para:

  • Interagir com a audiência;
  • Humanizar a marca;
  • Reforçar o posicionamento;
  • Atuar também como um canal de aquisição de clientes.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é outra estratégia muito importante e que deve ser levado em consideração. A promoção de conteúdos relevantes e valiosos com base no segmento podem atrair e encantar clientes.

  • Produção de artigos para blog;
  • Criação de áudio;
  • Produção de vídeos;
  • Redes sociais.

E-mail Marketing

O e-mail não morreu! Ele é uma poderosa arma do marketing para fortalecer a marca, propagar produtos/serviços, aumentar as vendas, além de ser um canal de comunicação com consumidores e potenciais novos.

A partir do envio de mensagens com fins comerciais para uma base de clientes é possível propagar novidades, promoções, ofertas, descontos e outros conteúdos relevantes. 

SEO

A internet é uma importante alavanca de vendas. Os motores de busca, assim como o Google, precisam ser trabalhados. O SEO é o processo de otimização de sites e conteúdos para serem mais facilmente encontrados pelos buscadores.

A forma orgânica é quando não exige investimento, o tráfego é fortalecido com o tempo  por meio de conteúdos relevantes. Também existe a audiência paga, através de anúncios nos buscadores.

Principais indicadores e métricas

Colocar uma campanha para rodar é como pilotar um avião. É preciso ter uma rota e, para saber se está indo tudo bem, somente os números vão poder dizer. O marketing digital conta com alguns indicadores e métricas importantes que devem ser acompanhados diariamente.

Esses dados são extraídos do site ou blog da empresa ou mesmo de uma campanha de e-mail. Listamos algumas das métricas mais importantes que você deve ficar de olho. Confira:

  • Número de visitas/sessões: número de pessoas que acessam a página. Cada visita é contada apenas uma vez dentro do período. As sessões são o conjunto de interações que o usuário executa.
  • Tráfego: pago ou orgânico – quantidade de sessões originadas de mecanismos de busca e campanhas.
  • Taxa de conversão: resultado entre usuários que visitaram e aqueles que converteram (fecharam negócio).
  • Taxa de rejeição: porcentagem de usuários que realizaram apenas uma visita e foram embora sem realizar nenhuma interação.
  • Custo por lead: Custo para obter o contato de um cliente que demonstrou interesse por determinado serviço ou produto da marca na internet.

Esses são alguns dos indicadores mais importantes para se ficar atento, mas existem outros. Para conhecer melhor as estratégias, ferramentas, desafios e outros segredos, inscreva-se no curso “Fundamentos do Marketing Digital”, com Raphael Lassance.

Bônus: termos do Marketing Digital

Persona: perfis construídos a partir de um estudo do público-alvo da empresa. Dessa forma é possível “conversar” melhor com o cliente e criar ações mais direcionadas.

Leads: são vistos como novas oportunidades de negócio. São visitantes que deixam informações que podem ser usadas na base de dados. Com a nutrição podem tornar-se novos clientes.  

Funil de vendas: são as etapas da jornada do consumidor durante uma compra. Começa com o reconhecimento de um problema, passando pelo entendimento e consideração até a decisão.

Landing Page: páginas especiais criadas para a captação de novos leads. Normalmente, nessas páginas é oferecido algum material em troca das informações do usuário.

Thank You Page: página de agradecimento ao novo lead gerado. Normalmente vem depois da Landing Page. Nesse espaço a empresa agradece o interesse e explica o que acontecerá a partir de agora (recebimento de e-mail, ligação, mensagem, entre outros).

CTA: sigla em inglês de Calls to Action ou “Chamada de Ação” (em tradução livre). São botões, banners ou qualquer outra chamada que direciona o usuário para continuar na jornada do funil de vendas. Por exemplo: um botão para conhecer um produto no meio do artigo do blog.

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