Fazer um vaso de mosaico é uma ótima maneira de desenvolver uma nova habilidade e melhorar suas técnicas atuais.

Assim, você poderá se aperfeiçoar e oferecer mais um serviço para o seu cliente, o conquistando.

Para auxiliar você nessa jornada, trouxemos esse passo a passo, retirado do nosso novo curso da série Mosaico Fácil.

Continue lendo para ver as etapas e criar um lindo vaso de mosaico.

O que você precisará para decorar o vaso de mosaico?

O primeiro passo é separar todos os materiais que você utilizará para fazer o vaso de mosaico.

Além de todos os equipamentos de segurança, como óculos de proteção, luvas e máscara, tenha em mãos:

 

Você também precisará de pastilhas de vidro cristal e resinadas nas cores que desejar. Aconselhamos o branco para fazer o preenchimento e algumas pastilhas mais escuras para a parte inferior.

Além disso, para criar a flor que deixará o vaso de mosaico mais bonito, utilizamos as cores amarelo, vermelho e verde, mas você pode escolher os tons que desejar.

Como decorar o vaso de mosaico?

Já está com todos os materiais? Então siga o nosso passo a passo e faça o seu vaso de mosaico.

Quebre as pastilhas

Como já falamos, o nosso vaso de mosaico conta com flores coloridas, então, você precisará fazer cada miolo, pétala e folha.

Para o miolo, é necessário quebrar uma pastilha resinada em quatro pedaços, o que pode ser feito com torques de roldana. Em um dos pedaços, desenhe um círculo e corte ao redor.

Na hora de fazer as pétalas, pegue uma pastilha de outra cor e faça duas curvas lateralmente e uma na parte inferior. Corte com o torques para que fique como no formato abaixo:

As folhas seguem o mesmo processo, mas devem ser menores, por isso, exigem curvas mais acentuadas.

Para formar uma flor, você precisará de 1 miolo, 5 pétalas e entre 1 e 4 folhas, dependendo do seu gosto. Por isso, faça o processo até ter todas as flores que deseja. Nós vamos utilizar 12.

Após cortar todas as peças, passe elas em uma lixa para ferro gramatura 100 para retirar as rebarbas. Corte, ainda, as pastilhas brancas na metade para facilitar o preenchimento.

Monte o vaso de mosaico

Agora chegou a hora de encaixar as peças que você já criou. Nós aconselhamos que você, com a régua, trace uma linha central em cada lado. Isso ajudará a encaixar as flores de forma uniforme.

Monte como você achar melhor, com todas centralizadas ou não. Você que decide! Teste até achar um modelo que lhe agrade. Nós fizemos da seguinte forma, com pastilhas escuras na parte inferior:

Cole as peças com a cola branca extra quartzolit. Primeiro você deve colar as folhas, deixando o preenchimento para depois. Para evitar que as peças descolem, coloque fita crepe para prendê-las.

Repita em todos os lados e, após a secagem, retire as fitas. Comece, então, a fazer o preenchimento com as pastilhas brancas, um lado por vez.

Finalização

Após limpar as pastilhas com álcool e um paninho, proteja a parte inferior do MDF com fita crepe, para evitar que ele manche com rejunte.

Umedeça a área com uma esponja e espalhe o rejunte acrílico quartzolit cobrindo todos os espaços entre as peças.

Espere secar, retire os excessos com um estilete e com o mesmo pano. Repita o processo nos outros lados do vaso de mosaico.

Se preferir, pode pintar a parte em MDF de branco para deixar a peça ainda mais bonita. Caso não, seu projeto terminou.

 

Quer aprender mais?

Se você gostou desse passo a passo para fazer o vaso de mosaico, não pode perder o nosso novo curso da série Mosaico Fácil.

Nele, você aprenderá todas essas etapas com muito mais detalhes e com dicas para evitar erros comuns, e ainda verá como fazer um porta-chaves.

Aperfeiçoe ainda mais com o nosso curso. Clique na imagem abaixo para conhecer o curso


Está esperando o que para fazer o nosso novo curso de mosaico e aprender a criar vasos e porta-chaves personalizados? 🤔

Não perca essa oportunidade de se aperfeiçoar e oferecer um serviço a mais para os seus clientes.