Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

O que levar em consideração na hora de precificar

0 Compartilhamentos
0
0
0

Saber precificar o serviço de obra ou construção é muito importante para os profissionais da área da construção civil.

Precificar vai além de ter um orçamento com o preço final. Uma boa precificação leva em conta outras variáveis, desde a oferta e demanda até outras questões e metas objetivas, como formação técnica, empenho gasto, custos diretos e indiretos, dentre outros importantes.

A partir desse trabalho é que os clientes podem analisar a viabilidade de contratar ou não o profissional. Lembrando que o custo é muito importante a ser observado. Caso seja cobrado muito abaixo do valor de mercado, pode gerar desconfiança no contratante. Do contrário também é verdade, se cobrado acima do preço e não existe justificativa, o cliente também não fecha o contrato.

O cálculo mal feito ou de forma errada pode comprometer toda a viabilidade econômica do empreendimento, bem como o potencial de lucro. 

São diversos pontos de atenção que o profissional ou empresa deve levar em consideração na hora de montar um orçamento de obra. Não estimar corretamente o quantitativo dos serviços, por exemplo, pode gerar gastos excessivos com insumos e mão de obra.

A falta de precisão na precificação dos serviços, um dos maiores erros no orçamento, pode aumentar consideravelmente a possibilidade da empresa ficar no prejuízo.

Outro problema que pode prejudicar o bom andamento dos serviços é ter o hábito de contar com índices desatualizados dos serviços. Existem bases disponibilizadas nos principais veículos do setor da construção civil, que liberam atualizações periódicas de acordo com o cenário do mercado.

Saiba mais no curso do Parceiro da Construção: “Como precificar serviços de obra ou construção”, acesse o link na imagem abaixo:


O que levar em consideração na hora de precificar

A precificação vai além do preço que você cobra. Essa atividade engloba outras informações importantes, que garantem mais tranquilidade para você e o contratante.

O primeiro passo é analisar a porcentagem do lucro que você pretende sobre o serviço. Para que isso aconteça, existem alguns caminhos e dicas. Confira:

Analisar o tempo investido no projeto

Uma das formas de se chegar ao valor é analisar e prever o tempo investido no projeto. Às vezes trabalhos pequenos demandam muito mais tempo do que um grande e que seja menos complexo.

O treinamento e a experiência levam ao conhecimento e a perfeição. Por isso, esse trabalho de analisar o tempo investido melhora com o tempo. Mas nada impede de quem está começando agora, fazer uma previsão. Leve em conta sempre uma boa margem de segurança, para que o serviço não seja entregue com atraso.

Averiguar o tamanho do projeto

Assim como o seu tempo é importante, saber o tamanho do projeto é indispensável. Como mencionado anteriormente, um serviço menor pode ser mais trabalhoso do que um maior e menos complexo.

Na hora de precificar, averigue o tamanho do projeto, ou seja, a área que a ação requisitada atingirá. Como por exemplo, profissionais que cobram de acordo com o metro quadrado. O tamanho da obra ajuda a chegar ao resultado, o que é inteligente, já que deixa o preço do serviço mais objetivo.

Você pode montar um parâmetro simples, mas preciso para a sua precificação em relação ao tamanho do projeto. Separe por complexidade, obras ou construções simples, medianas e as mais complexas. Sendo que o preço duplica nas medianas e triplica nas mais complexas.

Checar o local da obra

Outra variável importante para chegar a um bom orçamento de obras é checar o local da construção, tanto em contexto urbano quanto na disposição no terreno. Isso deve ser feito logo no começo.

É possível e válido acrescentar um valor sobre o preço do serviço caso os locais sejam de difícil acesso, em que os profissionais e materiais tenham mais dificuldade de ingresso.

Já o terreno, se for constatada características peculiares, como solos argilosos, íngremes dentre outros, também são fatores determinantes para o aumento do preço do serviço, já que exige mais do profissional ou equipe.

Precifique de forma correta como atração para os clientes

Um método importante para precificar os serviços é ter em mente um público-alvo. Você não precisa se esforçar para atingir todas as pessoas, mas sim aquelas que compram o seu trabalho.

Caso você atue em grandes empreendimentos, trabalhe com os melhores materiais e profissionais, o seu serviço tem um preço mais alto. Nesse caso, quem consome de você, são clientes de alto padrão.

Observar as especificidades do projeto

Assim como fatores determinantes para o aumento do preço no orçamento como o tamanho e tempo do projeto, as especificidades também devem ser observadas.

Então faça a pergunta: qual é o objetivo do trabalho que realizarei? Quanto mais complexa for a resposta, maior é a necessidade de aumentar a cobrança sobre o valor da obra ou construção.

Verificar a possibilidade de cobrar por porcentagem

Verifique a possibilidade de cobrar por porcentagem do valor da obra. Essa é uma prática muito comum nos grandes centros urbanos, que pode variar conforme o profissional ou empresa de engenharia. 

O valor também sofre alterações devido às variáveis que afetam o preço do serviço.

Caso o terreno dispor de mais complexidades, a porcentagem cobrada pelo serviço deve aumentar, assim como os serviços de menor complexidade tendem a diminuir o valor da porcentagem aplicada. A média de cobrança por este método é de 10% do valor total da obra.

Usar sua formação a seu favor

Usar a sua formação é mais uma estratégia para entender como precificar. Caso o serviço para o qual você está sendo contratado seja de uma área em que você possui especialização, como a engenharia de custos e avaliação e perícias, por exemplo, é legítimo aumentar o valor do serviço.

Você pode encontrar um valor justo aos sindicatos ou órgãos que regulamentam a área civil. Encontre uma tabela de honorários e aplique-a de forma correta e justa. 

Proponha preços condizentes com o mercado

Aqui está o valor de contar com uma precificação de serviços de obra ou construção justa e correta. O cliente é quem decide no final. E, praticamente, alguns fatores podem ser determinantes para essa escolha.

Lembre-se, quando o preço está acima do mercado, o cliente entende que você está o explorando. Agora, se o preço está bem abaixo do praticado pelo mercado, certamente haverá uma desconfiança quanto aos seus serviços, materiais e qualidade como um todo.

Por isso é importante e recomendado propor preços condizentes com o mercado e fazer uma pesquisa sobre os valores praticados na área.

Sabia que você pode aprender mais sobre precificação, tendências da área além de saber montar um orçamento mais completo e chamativo? O Parceiro da Construção tem um novo curso disponível.

Aproveite e se inscreva agora no curso: “Como precificar serviços de obra ou construção?”. É gratuito!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar