Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

O que esperar do profissional de obra do futuro?

0 Compartilhamentos
0
0
0

Pense em como o mundo mudou. Os computadores não são mais os mesmos, os celulares e tantas outras coisas do nosso cotidiano mudaram, não só os eletrônicos. Antes a mão de obra era valorizada e indispensável, hoje uma máquina faz o trabalho de centenas de pessoas.

O profissional também mudou. Ou pelo menos precisa mudar. Quando falamos da área da construção civil, o trabalhador de obra necessita se aprimorar para ganhar espaço e não ficar obsoleto.

Além disso, é preciso trabalhar qualidades pessoais. O mercado necessita de profissionais com características diferentes.

Quanto mais o setor se desenvolve, maiores são as exigências e necessidades das construtoras na escolha dos profissionais. E esse profissional deve ser capaz de interagir com essas mudanças que surgem e trazer novas visões para as obras.

Uma construtora que necessita contratar um trabalhador, certamente necessita de alguém que lide com maquinário ou novos métodos construtivos. Caso o profissional não conte com boas qualidades, esteja capacitado e ainda lide com técnicas manuais e desatualizadas, perderá contratos.

Por falta de atualização, é possível ficar desempregado. O mercado evolui e precisa de pessoas que o acompanhem. Perder espaço profissional hoje em dia é muito fácil. 

Por isso é preciso estar atento às mudanças não só tecnológicas, mas comportamentais também. É importante acompanhar as transformações do setor e da construção como um todo, para se adaptar profissionalmente.

Você pode se interessar pelo curso do Parceiro da Construção – Características e qualidades do profissional de obra do futuro, clique no banner abaixo e inscreva-se!

 

 

 

O que esperar do profissional de obra do futuro?

Mas e aí, o que será que as empresas esperam desse profissional de obra do futuro? Tenho uma boa notícia para você. A atualização é fundamental e muito importante. E se você está lendo este artigo, quer dizer que tem a preocupação de se manter por dentro das novidades.

Para o profissional, a atualização pode ser a forma como trabalha, a adaptação às novas tecnologias e o comportamento pessoal.

Separamos algumas habilidades que devem ser desenvolvidas por aqueles que querem garantir vida profissional longa. Muito tem relação com o termo soft skills.

São competências ligadas ao comportamento do colaborador, isto é, a capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho e colegas, influenciando positivamente o ambiente.

Conheça então as características e qualidades do profissional de obra do futuro:

Capacidade de se comunicar com superiores e subordinados

Uma das principais características esperadas pelas empresas é que o profissional tenha a capacidade de se comunicar com superiores e seus subordinados.

A capacidade de compartilhar ideias, alinhar informações e garantir que os objetivos dos projetos sejam cumpridos é obrigação de todo responsável pela obra. Por isso é fundamental se comunicar bem.

O trabalhador de obra deve saber se comunicar com os clientes ou chefes, propor mudanças, apontar correções e trazer soluções também. 

Com os subordinados também é preciso saber se comunicar bem, para que todos do canteiro de obras entendam e estejam em sintonia.

E comunicar não é só falar, mas também ouvir. Tanto seus superiores quanto subordinados têm coisas importantes a serem ditas, problemas identificados, novas ideias, dentre outros.

Autoconhecimento

Você conhece os seus próprios pontos fracos e fortes ou características pessoais? Quem não se conhece, pode tomar decisões ruins, erradas ou que não tragam bons resultados, já que o profissional não se sente bem.

Então trabalhe o autoconhecimento. Ele aparece no dia a dia, na experimentação de habilidades.

Inteligência emocional

Ser emocionalmente inteligente significa ter a capacidade de identificar, entender e saber como lidar com diferentes emoções. Frustração, medo, resistência à mudança e insegurança são alguns dos sentimentos que podem surgir.

A capacidade de não deixar que as emoções ditem a forma como o profissional se relaciona com os colegas ou impacta seu trabalho é indispensável. Dependendo da intensidade da emoção relacionada, pode interferir negativamente na produtividade.

Curiosidade

Participar de congressos, palestras, acompanhar sites que ofereçam conteúdos e atualizações sobre o mercado e ficar de olho em novos cursos de aperfeiçoamento é essencial.

O conhecimento através da curiosidade resulta em criatividade e em soluções de problemas de forma mais ágil.

Mentalidade focada no desenvolvimento

É preciso deixar de pensar no conforto e que já se conhece tudo. Isso só prejudica o trabalho e o próprio desenvolvimento. Estar em busca de crescimento faz com que o trabalhador conte com mais conhecimento e desenvolva novas habilidades.

Capacidade de adaptar

As mudanças pessoais ou profissionais estão diretamente relacionadas à necessidade de se adaptar. O trabalhador que não tem essa mentalidade, acaba perdendo espaço. 

Mais uma vez é importante falar da necessidade de experimentar. A adaptação nem sempre é recebida de forma agradável, já que toda mudança é percebida como um incômodo pelo nosso cérebro.

Estude, se capacite, esteja preparado para as tecnologias e novas demandas do setor. Pode levar tempo até pegar o jeito, mas o profissional precisa ter essa mentalidade de se adaptar.

Visão Sustentável

A construção civil tem cada vez mais se preocupado com construções verdes e ecologicamente corretas. Por isso, para o profissional, é importante contar com uma visão sustentável.

Esta não é uma soft skill, mas é uma importante atualização que o profissional precisa estar atento e que deve ser uma constante nas empresas.

É importante entender que sustentabilidade está se tornando um diferencial para a escolha dos clientes. É interessante que o profissional se atente ao assunto e comece a entender de sistemas construtivos, projetos e demais demandas sustentáveis. 

O papel das organizações na atualização profissional

A vontade de se atualizar começa pelo profissional. É ele quem deve se preocupar em se manter por dentro das novidades do setor, adotar comportamentos esperados dentro da equipe e garantir espaço no mercado de trabalho.

Entretanto, as empresas também têm papel fundamental nesse processo. O treinamento e aperfeiçoamento são fundamentais para garantir que as atividades sejam realizadas de forma rápida, com qualidade e inovadoras.

Um levantamento feito pela CNI e pela CBIC, representantes da indústria no Brasil, mostra que 89% de 385 empresas da construção civil pesquisadas, sofrem com a falta de mão de obra qualificada.

Algumas iniciativas importantes das organizações são:

  • Criar uma cultura voltada ao aprendizado constante;
  • Proporcionar um ambiente que favoreça a inovação;
  • Ter processos de recrutamento e seleção alinhados com a cultura da empresa e com as tendências de mercado;
  • Adotar estratégias de retenção de talentos.

Ter funcionários bem preparados, aptos a desempenhar diversas funções e capazes de apresentar soluções inovadoras, é o que toda empresa precisa.

Quer conhecer outros benefícios e vantagens para as empresas ao investir em atualização? E que tal para você, profissional, ficar por dentro de outras habilidades esperadas pelo mercado e conhecer as tendências que devem fazer parte do universo das obras?

Tudo isso e muito mais você aprende no curso “Características e qualidades do profissional de obra do futuro” do Parceiro da Construção, acesse aqui!

O Parceiro da Construção oferece esse e muitos outros cursos inteiramente online, gratuitos e com certificado direcionados ao profissional da construção civil. Confira agora mesmo!

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar