Smiling engineer shaking hands at construction site with happy architect. Handshake between cheerful african construction manager with businessman at bulding site. Team of workers with architects and contractor conclude an agreement with safety uniform.

Prototipação: Como traçar o perfil de cliente ideal

0 Compartilhamentos
0
0
0

Você tem um produto ou serviço para ser lançado no mercado? Talvez a melhor iniciativa seja começar pela prototipação. Lançar uma ideia diretamente para a execução pode não ser o mais recomendado.

Você pode ter na cabeça que o seu produto seja o melhor e que vai resolver as “dores” das pessoas. Mas, pode ser bem diferente na prática. Pode ser que não funcione como o planejado, que os usuários não se identifiquem, ou até que não exista demanda.

Por isso, o mais indicado é testar por meio da prototipagem, e principalmente, entender quem são os seus clientes. Neste artigo você vai entender como traçar esse perfil e garantir que o seu produto realmente atende às necessidades do público.

Como traçar o perfil de cliente

A primeira coisa que você tem que pensar é no segmento do seu público. Qual tipo de cliente você costuma atender ou qual se destina o produto? Residencial, comercial ou industrial.

Pode ser que o seu negócio atenda mais de um. Nesse caso, avalie qual o segmento que você mais gosta de atender. Isso vai te ajudar a entender melhor o seu tipo de cliente inicial. 

Agora é possível começar a traçar o perfil dos clientes. Comece por essas etapas. É importante realizar cada tarefa:

Realize pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é importante para conhecer os hábitos dos consumidores e também costuma entregar respostas sobre gênero, idade, renda familiar, cidade e estado (ou bairro, no caso de comércios locais), quem é o responsável pela compra na casa, se a pessoa indicaria a empresa e seus produtos a conhecidos, entre outras.

Verifique as métricas das redes sociais

As redes sociais, como Facebook e Instagram, oferecem funcionalidades especiais para perfis de negócios, com métricas sobre seu público. Se a sua empresa já tem uma presença forte na internet, é válido analisar esses dados, que mostram muitas das informações citadas no tópico anterior, e já dão uma ideia do perfil de clientes que você está impactando.

Converse com seus clientes

Pergunte sobre quais são suas principais dores, entenda o que este perfil de cliente mais tem medo, quais são seus anseios e tente observar padrões entre estes sentimentos.

Colha feedbacks dos clientes atendidos

O que os seus clientes atuais pensam da sua empresa, dos serviços oferecidos e prestados, de toda a comunicação da marca? Ouça o que eles têm a dizer e saiba se está ou não seguindo por um bom caminho. Essa é uma ótima métrica!

Entenda o seus concorrentes

Olhe para os lados. O que seus concorrentes andam fazendo? Isso também ajuda a traçar o perfil do público que está atingindo e ajustar as estratégias utilizadas.

Entendendo a persona do seu cliente

Feito a pesquisa do perfil de seu cliente, você está mais apto a entender mais sobre o seu cliente ideal. Agora é o momento de estudar as personas do perfil de cliente que escolhemos. Ou seja, com quem você está falando.

A sua comunicação acontece com um personagem que representa seus clientes. É para ele ou ela que você vai prototipar, pensar em ajustes e demais fatores que impactam diretamente no produto final.

E para entender as personas do seu segmento é muito importante desenhar avatares sobre nossos clientes. Isso é, construir a imagem dessas pessoas.

Para começar, você dará nomes para seus personagens. Para facilitar, correlacione a algum cliente que você já atendeu:

 

Exemplo:

Perfil do Cliente: Casas em condomínios de alto padrão. 

Nome das personas: João, Maria e Antonio.

Depois desse primeiro momento, você pode recorrer a uma estratégia muito inteligente e certamente pode te ajudar a entender melhor ainda o cliente: o mapa da empatia das personas.

Mapa da empatia

mapa da empatia

 

O mapa da empatia é dividido em:

  • O que esse cliente pensa e sente relacionado à contratação do seu serviço?
  • Em qual canal de comunicação procura o seu serviço?
  • O que ouve? E de quem ouve?
  • O que fala sobre o seu serviço? O que costuma fazer?

Olhando o Mapa da Empatia acima, você pode começar às atividades:

Para esta primeira etapa, use marcações. Você pode escrever ou colar notas autoadesivas. É aconselhado que você encontre e insira pelo menos 6 itens comportamentais em cada um dos quadrantes do mapa. Lembrando que estes podem se repetir.

Feito isso, você irá escrever sobre as dores, medos e anseios de seus clientes. Certamente será mais fácil de entender isso, pois você vem estudando o cliente. Complete isso no Mapa da empatia no quadrante: “quais são as dores?”.

Quais são os ganhos e benefícios que esta persona terá em contratar o seu serviço? É muito importante que você escreva neste último quadrante (“quais são as necessidades?”) coisas que sanem e resolvam as dores, anseios e os medos da sua persona.

É muito importante revisitar este exercício. Você encontrará desejos, medos, dores e anseios diferentes dessa persona, que o ajudarão com a comunicação do produto prototipado.

Quer saber mais prototipação de produtos e aprender de verdade como lançar um produto no mercado? O Parceiro da Construção em conjunto com o Club&Casa oferece esse novo curso para você, totalmente gratuito!

Não perca a oportunidade e se inscreva agora clicando no banner abaixo:

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar